segunda-feira, 22 de março de 2010

Por que não punir? Ah! estamos no Brasil.

"No estado da Pensilvânia, a lei é uma das mais rigorosas dos Estados Unidos: se uma criança com mais de 10 anos comete assassinato, ela é tratada pela Justiça exatamente como se fosse um adulto, sem nenhuma diferença"-globo.com
Quando observamos uma informção como essa,instintivamente nos assustamos e questionamos a nós mesmos: Mas,por que isso? pra quê tanta crueldade?A verdade é que não estamos habituados com esse tipo de acontecimento,mas estamos habituados a assistir diariamente aos fatos envolvendo crianças e jovens cometendo crimes com a sociedade e comprometendo a personalidade de cada um.
Este é um fato muito polêmico,e que requer um vasto conhecimento sobre as necessidades dessas crianças,mas logo que li a matéria quis colocar isso em questão,pois estamos certos de que a situação atual de nossas crianças não está sendo criticada de forma merecida.
A criação de leis punivéis para os jovens devem ser sim "apreciadas" com cautela,mas com a plena consciência de que a segurança social está em jogo,e de que a rigidez deve fazer parte de qualquer punição.
Sempre fui a favor de um reformulação nas leis brasileira,uma delas seria a inclusão de punições para jovens que usam a idade como forma de agir,pois sabem que jamais sofrerão algum tipo de julgamento ou descriminação.
O Brasil está cada vez mais perdendo seus jovens para o mundo da criminalidade,por que a questão é bem mais ampla do que se imagina,de que adianta não punir essas crianças,e também não dá a mínima para suas ações?Nenhum programa de desenvolvimento educacional é realmente levado a sério,tudo não passa de divulgações em busca de interesses,e o papel real é esquecido.
As crianças são o futuro do nosso país,essa frase já faz parte de todos os discursos possivéis,mas que crianças? que futuro?e que país?
Insisto-Não existe futuro,existe o hoje!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Juliana concordo com sua colocação. Precisamos parar de ser o país do futuro. Viver o hoje para alicrçar o amnhã e, o amanhã são as crianças de hoje. Bem escolhido o tema. Bjs.

    ResponderExcluir